Blog

Afinal, o que é branding?

Construir uma marca não é apenas criar um belo logotipo. Não importa o quão grande ou pequeno seja o seu negócio, se a identidade da sua marca consiste apenas em um logotipo, ela está incompleta.

Cada marca nasce de uma conceituação e deve ser consistente com a estratégia da marca. Uma forte identidade visual tem a capacidade de responder a todas as necessidades de uma marca.

O QUE É BRANDING?

Em suma, branding é a experiência que você oferece aos seus clientes para que se sintam de uma determinada maneira. Embora a marca possa ser uma combinação de elementos visuais (como um logotipo), ela reflete a missão, os valores e as visões de sua empresa. Ele representa quem você é e o que você pode fazer pelos seus clientes.
Pense na conhecida marca de roupas, Hollister; uma marca de estilo de vida americana voltada para adolescentes que vendem roupas casuais inspiradas no sul da Califórnia. O que vem à mente? Talvez seja o logotipo, os produtos ou a experiência de compra? Você pode ter a percepção de que a marca é cara, descolada e superestimada ou talvez na moda, acessível e divertida. Não importa o que aconteça, você provavelmente tem uma opinião que foi construída pelas técnicas de branding de Hollister.

QUAIS SÃO OS ELEMENTOS DA MARCA?

A princípio, depois de identificar a marca de sua empresa por meio de sua missão, valores e visões, a próxima etapa é criar uma identidade de marca para que os clientes possam reconhecê-la facilmente. Os elementos da marca são os seguintes:

LOGOTIPO PRIMÁRIO

É claro que o logotipo é um aspecto essencial da sua marca. Pode ser uma das primeiras coisas que seus clientes veem da sua empresa e deve ter uma impressão duradoura sobre eles. Dessa forma, maioria dos logotipos icônicos são os mais simples, por exemplo, Google, Apple, Nike e Starbucks. O logotipo deve ser o aspecto mais reconhecível de sua marca, por isso é importante que ele represente sua empresa de uma forma simples, mas eficaz.

LOGOTIPO ALTERNATIVO / SUBMARK

A maioria das empresas tem um logotipo alternativo do qual você pode nem estar ciente. A razão pela qual ter mais de um tipo de logotipo é importante é que você pode usá-los para finalidades diferentes. Por exemplo, há muito espaço em um site para seu logotipo principal, mas nas fotos de seu perfil de mídia social você precisará de um logotipo condensado para caber dentro do limite.


Exemplo do Facebook de diferentes logotipos:

COMBINAÇÕES DE FONTES

Cada empresa deve ter pelo menos 2-3 tipos diferentes de fontes para usar em todo o site ou material de publicidade, como cartões de visita, panfletos ou papéis timbrados e postagens em mídias sociais. Ao usar as mesmas fontes, a empressa mantém sua marca consistente e os clientes podem ser capazes de identificá-la por meio de seu anúncio simplesmente devido às fontes usadas.

PALETA DE CORES

A maioria das marcas icônicas usa de 2 a 3 cores na marca e pesquisa a psicologia das cores para que possam fazer seus clientes se sentirem de uma determinada maneira.

Por exemplo, o McDonald’s que todos conhecemos é amarelo e vermelho. A cor vermelha supostamente serve para fazer você sentir fome, enquanto o amarelo faz você se sentir feliz. A Starbucks se orgulha de tentar ser mais ecológica e, portanto, seu logotipo sendo verde ajuda a refletir isso.

Portanto, a cor é uma parte tão importante da sua marca, pois ‘os consumidores fazem um julgamento subconsciente sobre uma pessoa, ambiente ou produto dentro de 90 segundos da visualização inicial e que entre 62% e 90% dessa avaliação é baseada apenas na cor’. Além disso, ‘o reconhecimento da marca pode ser aumentado em até 80% com o uso eficaz da cor em todo o marketing, embalagem e design de logotipo’. 

Imagem Google

ELEMENTOS GRÁFICOS / PADRÕES

Adicionar elementos secundários à sua marca ajuda a que tudo se encaixe perfeitamente. Os elementos gráficos incluem formas, ícones, gráficos, linhas e padrões que podem ser usados para embalagens, em seu site, artigos de papelaria e materiais publicitários.
Para a Lírio Design, a cor principal é o azul e rosa que incluímos em nosso site, cartões de visita, blog e mídias sociais. Nossos elementos gráficos incluem os gráficos florais e as formas onduladas. Veja quantas vezes você identifica esses elementos apenas em nosso site.

O QUE É UM MOODBOARD?

Um moodboard é uma representação visual de como você deseja que sua marca se pareça e se sinta. Você deseja incorporar o sentimento que deseja que seu cliente ideal tenha ao trabalhar com você; deseja incluir suas cores, inspiração e talvez até mesmo algumas citações inspiradoras que você adora! Um moodboard também ajuda seu designer a alinhar sua visão com sua marca.

MOODBOARD BOM QUINTAL (2)

POR QUE A MARCA É IMPORTANTE PARA MINHA EMPRESA?

Acho que a maioria dos proprietários de empresas subestima a importância de identificar o propósito de seus negócios e como refletir isso por meio de sua marca pode realmente levar uma empresa ao sucesso.

O BRANDING AJUDA OS CLIENTES A SABER O QUE ESPERAR DE SUA EMPRESA.

Uma empresa que se mantém consistente com seus serviços e produtos e marca pode garantir o retorno dos clientes, pois eles saberão o que esperar e podem confiar na empresa.

A MARCA MELHORA O RECONHECIMENTO

Seu logotipo é praticamente a cara da sua empresa, então, é claro, essa é a melhor e mais fácil maneira de obter o reconhecimento de seus clientes. Apenas certifique-se de que seu logotipo represente sua empresa e seja estrategicamente projetado.

A MARCA FACILMENTE AJUDA A DISTINGUI-LO DE SEUS CONCORRENTES

Nem todos os negócios são idênticos, o que significa que nem sua marca. Portanto, use isso a seu favor para criar uma marca sofisticada e única para se destacar de seus concorrentes.

BRANDING É UMA FORMA DE VOCÊ CONTROLAR A FORMA COMO SUA EMPRESA É VISTA

Conforme mencionado antes, o branding é uma experiência e, por meio dos designs de sua marca, você controla como deseja que seus clientes se sintam e reajam ao seu negócio. Isso pode ser usado por meio de seu logotipo, paleta de cores ou combinações de fontes

O BRANDING AUMENTA O CONHECIMENTO DA MARCA

Dessa forma, deixa uma impressão duradoura em seus clientes e, assim, aumenta o conhecimento de sua marca

A MARCA CRIA CONFIANÇA E CREDIBILIDADE

Por ter uma marca polida e consistente, ela ajuda você a construir a confiança de seus clientes, pois você se tornará profissional e legítimo

A MARCA APOIA A PUBLICIDADE

O branding é a base do seu negócio e incorpora tudo o que o seu negócio é e almeja. Portanto, isso ajuda na criação de estratégias de marketing e no design de materiais publicitários, mantendo-os relevantes e coesos.

Sem nome (2000 x 1500 px)

Em conclusão, a sua marca reflete a missão, os valores e as visões da sua empresa? Você ama o seu logotipo? Você está atraindo seu público-alvo? Sua marca está ajudando você a atingir seus objetivos de negócios? Deixe um comentário, vou amar conversar com você, criativa!

Se a resposta for não a alguma dessas perguntas, entre em contato comigo para saber como podemos ajudar a transformar sua marca de forma que ela permita que você se conecte com seu cliente ideal.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin