Blog

Escolhendo uma paleta de cores exclusiva para a sua marca

Eu diria que a cor é um dos – senão – O maior aspecto de uma marca que transmite humor. Existem tantos sentimentos associados a cores específicas e essas emoções podem mudar dependendo da variação da cor. Para tornar as coisas ainda mais complicadas, o clima evocado pode mudar dependendo de qual matiz essa cor está combinada! Decidir as cores de uma marca, decoração de casa ou peça de arte pode parecer muito difícil, mas a verdade é – não precisa ser!  Decidir sobre uma paleta de cores é, na verdade, uma das minhas partes favoritas no processo da marca. É por isso que decidi criar este guia rápido para escolher uma paleta de cores para sua marca.

01. Estabeleça o humor

Em vez de procurar outras marcas ou paletas de cores de que goste, vamos começar pelo básico – esta é a melhor maneira de criar uma paleta de cores verdadeiramente exclusiva para você . Pode ser difícil separar suas preferências pessoais do que é realmente melhor para a marca. Para ajudar meus clientes a fazer isso, eu sempre lhes dou um questionário aprofundado que realmente vai ao cerne de sua marca. Algumas dessas perguntas podem ser úteis para orientar seu cérebro na direção certa:

QUAIS PALAVRAS DESCREVEM A PERSONALIDADE DA SUA MARCA?

Se sua marca fosse uma pessoa, como você a descreveria? Ela seria  ambiciosa, atenciosa, confiável, nervosa, divertida, feminina, engraçada, útil , inspiradora, luxuosa, peculiar, atrevida, inteligente, espiritual, caprichosa, etc.

COMO VOCÊ DESEJA QUE SEU PÚBLICO SE SINTA?

Quando seus clientes entram em contato com sua empresa e marca, seja online, na loja ou em contato. Como você quer que eles se sintam? Que emoções você deseja evocar?

EM QUE ESTAÇÃO SUA MARCA ESTARIA?

Isso apenas dá uma ideia dos tipos de cores. Seria brilhante e colorido como o verão? Quente e rústico como o outono? Fresco e simples como a primavera? Ou Frio e mínimo como o inverno?

Estas são apenas algumas perguntas para desencadear algumas ideias e fazer com que pense sobre a sua marca de uma forma diferente e a partir da perspectiva do seu cliente ideal. Essas respostas serão muito úteis para ter em mente nas próximas etapas.

02. Crie um quadro de humor.

Essa é a parte divertida! Seu objetivo é criar um quadro de humor que capture as emoções e os sentimentos que você deseja evocar quando as pessoas veem sua marca. O que geralmente faço é criar um painel no Pinterest e fixar qualquer coisa que vejo que reflita o tom que procuro.  Concentro em fixar imagens que apresentem itens ou cores que transmitam o humor da marca. É aqui que as suas respostas às perguntas acima são úteis.

AQUI ESTÃO ALGUMAS DICAS ÚTEIS PARA VOCÊ COMEÇAR:

  • Pins de peças de mobiliário e decoração que seriam encontradas na sua “sala da marca”.
  • Afixe as peças de roupa que refletem sua marca.
  • Fixe os itens que seriam encontrados na sua “loja de marca”. Pins de imagens da temporada que se assemelham à sua marca.

USE AS “PALAVRAS-CHAVE” DA SUA MARCA PARA GUIÁ-LO:

  • Se sua marca for muito orgânica, afixe ​​fotos da natureza e das plantas.
  • Se a sua marca for elegante, afixe ​​fotos de talheres de casamento chiques e sofás bonitos.
  • Se sua marca é nítida e profissional, fixe imagens de arquitetura e padrões geométricos.
  • Se sua marca for neutra e terrosa, coloque imagens de cerâmica feita à mão e flores secas.

A chave é não pensar demais e apenas fixar o máximo que puder! Você sempre pode voltar e remover os Pins para restringi-la, uma vez que você tenha uma ideia de sua estética. Quando você voltar, é útil pensar sobre as cores nas imagens e tentar formar uma visão clara da paleta de cores de sua marca – certifique-se de salvar os pins que apresentam as cores que você deseja que sua marca tenha. Depois de clicar em um Pin, você pode rolar para baixo para ver os “pins relacionados” que podem ajudar a gerar mais ideias.

Depois de criar seu quadro, salve suas imagens favoritas. Eu geralmente recomendo salvar de 6 a 9 imagens para realmente dar alguma variedade. Pegue essas imagens e organize-as em um quadro de humor real! (Para nossos propósitos, não precisa ser bonito).

03. Escolha suas cores!

Quando estiver satisfeito com seu quadro de humor e ele realmente evocar o tom e o estilo de sua marca, use um conta-gotas para escolher cores específicas das imagens. Fazer isso ajuda a criar uma paleta verdadeiramente única! 

Pense em escolher de 5 a 8 cores. Menos é sempre mais — É importante escolher algumas cores neutras junto com as cores fortes e brilhantes para dar variedade à sua paleta. Eu recomendo escolher:

Cores principais: essas cores são as cores principais da marca e são essenciais para decidir a cor do logotipo, do título ou do plano de fundo. Para minha marca, minhas principais cores são rosa e azul. Para mim, isso representa meus designs femininos e criativos e a abordagem serena e calmante que tenho com meus clientes. Além disso, para mim, essas cores me lembram uma cerejeira em plena floração e a missão da minha marca é ajudar os negócios a florescer. Então isso parecia perfeito para mim!

Neutros: gosto de pensar nessas cores como a espinha dorsal da marca – essas cores funcionam melhor quando não se destacam ou competem com as cores principais e, em vez disso, as complementam e ficam no fundo. Eles são mais bem usados ​​em planos de fundo de designs. Na minha marca, esses são os tons claros e cinzas que estão no fundo de muitas seções do meu site.

Destaque: são as cores ousadas o suficiente para se destacarem, mas ainda assim complementam as cores principais. Essas cores são usadas para realces em designs e para chamar a atenção para determinados itens. Por exemplo, o rosa escuro em minha marca é uma cor de destaque que é usada para botões e ícones em todo o meu site.

Aqui está alguns exemplos:

paleta-de-cores-primavera
paleta-de-cores-verao
paleta-de-cores--outono
paleta-de-cores-inverno

04. PARA RECAPITULAR

Reveja tudo mais uma vez e certifique-se de que tudo está de acordo com a pesquisa e a estratégia que você estabeleceu no início. O quadro de humor está de acordo com as palavras-chave que você criou? A sua paleta de cores combina com o quadro de humor? 

Como mencionei no início deste post, a cor é muito expressiva, por isso é TÃO importante que sua paleta de cores se alinhe ao seu estilo e humor pretendido.

E você? Como foi ou tem sido escolher as cores para sua marca? Você já se viu absolutamente perdida em meio a tantas possibilidades? Ou já tinha certeza desde sempre das cores que queria para sua empresa? Conte pra nós nos comentários!

Precisa de ajuda para escolher as cores da sua marca? Então vem florescer comigo!

Agora que já examinamos sobre a psicologia das cores, suas emoções e estilos, gostaria de recomendar que você leia sobre a psicologia das fontes, esse artigo vai te ajudar muito a definir a personalidade da sua marca.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin