Blog

Psicologia das fontes: como escolher as fontes que refletem o estilo da sua marca

Achei que seria muito importante conversar hoje sobre a psicologia das fontes e como escolher as fontes que refletem o estilo da sua marca. 

Em primeiro lugar, você tem uma ideia de como é o estilo da sua marca? Se você não tem certeza do que isso significa ou quer saber o qual é o seu, você definitivamente deve ir para ESTE POST AQUI para responder a algumas perguntas simples de estilo sobre seu negócio e marca. Além desse, você pode saber mais sobre Branding e sua importância, nesse ARTIGO AQUI.

TIPO E ESTILOS

A tipografia que você usa em seu site e em sua marca terá um impacto emocional com seus leitores e você deseja ter certeza de que eles estão representando você com precisão.

OS ESTILOS DE FONTE

1. FONTES SERIF

SERIF

As fontes com serifa, ou simplesmente fontes serifadas, são as que possuem pequenos prolongamentos e traços nas extremidades das letras. Parece mais tradicional, clássica e sofisticada. 

As serifas são amplamente utilizadas em revistas, empresas de moda e jornais, pois dizem que são ‘mais fáceis de ler’ (o que se tornou discutível recentemente). Mas elas costumam ser usadas ​​para parecer mais clássicas e sofisticadas.

As serifas costumam ser combinadas com seus outros estilos de fonte (negrito, itálico etc.), mas podem parecer mais modernas quando combinadas com sem serifa ou mais feminina e aconchegante quando combinadas com uma manuscrita (script). NÃO é recomendado emparelhá-lo com slab-serif ou outras fontes que sejam muito semelhantes a elas.

2. SANS-SERIF

sem-serif

As fontes sem serifa, ou simplesmente não serifadas, são todas as fontes que não possuem os prolongamentos nas extremidades das letras como as fontes serifadas. Elas podem ser usados ​​como texto de corpo / parágrafo e títulos.

Elas têm um toque muito mais moderno e podem facilmente fazer a diferença em uma marca ao usar todas as fontes sem serifa em vez de misturá-las com outras.  Esta família é a mais fácil de combinar, pois pode rapidamente ir de um site super moderno / limpo para um site clássico e criativo (emparelhamento com serifa). De longe a mais fácil de se trabalhar.

3. MANUSCRITA (SCRIPT)

MANUSCRITA

tipografia script, também chamada de cursiva ou manuscrita, consiste no estilo de fonte que simula a escrita manual humana.

Tendem a se sentir um pouco mais femininas, delicadas, descontraídas, informais (dependendo do estilo) e artísticas.   Ao introduzir o script em uma marca, normalmente é para adicionar calor e um senso de personalidade.  Para parecer mais moderno, pode ser combinado com sans-serif e para parecer mais luxuoso pode ser combinado com serif.

ATENÇÃO: Não use fontes de script para textos ou frases longas, pois são muito mais difíceis de ler e são melhores quando usadas como legenda ou cabeçalho curto.

4. SLAB SERIF:

SLAB-SERIF

As fontes slab serif são um subgrupo da família de fontes “serif”. Eles compartilham semelhanças com a fonte serif padrão, mas oferecem uma estética muito mais ousada e moderna.

As fontes slab serif são perfeitas para quando você deseja causar um impacto duradouro no público. Um título cuidadosamente escolhido ou a fonte para o design de um logotipo pode ser a chave para fazer uma empresa se destacar entre as multidões.

AS CARACTERÍSTICAS DA FONTE

FINA X REGULAR X NEGRITO

fina-regular-e-negrito
  • Fina: Geralmente são muito finos e não são recomendados para usar em cabeçalhos que chamam a atenção (muito delicado). Pode ser usado como texto de parágrafo se transmitir uma sensação geral mais moderna / leve, especialmente se emparelhar com uma fonte em negrito ou alto contraste como título
  • Regular: Mais frequentemente usado para texto de parágrafo, pois é o peso da fonte mais legível e menos afetado quando varia em tamanho.
  • Negrito: Destina-se a chamar a atenção e dar ênfase ao seu texto. Recomendado para ser usado para destacar uma ação, pode ser usado em logotipos e, no geral, parecerá muito mais poderoso e ousado.

MAIÚSCULA X MINÚSCULA

maiscula minuscula
  • Maiúsculas: Letras maiúsculas enviam uma mensagem de força, estabilidade e confiabilidade para seus clientes. É regularmente escolhido por marcas que dominam um mercado e pretendem enviar uma mensagem clara da sua presença robusta aos clientes e concorrentes. 
  • Minúsculas: Por outro lado, letras minúsculas parecem mais acessíveis e permitem que os clientes se sintam mais conectados com suas marcas preferidas. A letra minúscula também parece estar associada a uma visão de futuro e inovação, junto com ludicidade e criatividade. 

Dever de casa

Agora que examinamos os diferentes traços de fonte, emoções e vários estilos de tipografia, gostaria de recomendar que você dedique algum tempo para entender quais palavras “descritivas” se alinham à sua marca. Leia a postagem do blog abaixo para entender suas cores, seus adjetivos, sua temporada, etc. para que você possa começar a compilar uma lista de fontes que se alinham com seu estilo geral.

Gosto muito desse site BEfonts, nele você pode ter uma ideia de como as fontes ficam aplicadas em site, posts, logos, entre outros.

Ficou com alguma dúvida e quer falar diretamente comigo? Me manda uma mensagem clicando aqui.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin